Jogo da Glória – Interação social e o Raciocínio Lógico

animadores socioculturais, atividades para idosos, hospital, idosos, interação social, jogos, jogos de mesa, raciocínio lógico, saúde -

Jogo da Glória – Interação social e o Raciocínio Lógico

atividades-para-idosos

Sabia que um dos maiores desafios, para a Equipa de Animação Sociocultural do Hospital FOCO saúde, é manter todos os utentes animados? A perda de algumas capacidades físicas e cognitivas pode afetar seriamente o estado de espírito de cada idoso, o que leva a que muitos acabem por criar rotinas bastante monótonas e solitárias, contribuindo assim para a perda de qualidade de vida. E, sem dúvida, que estes pontos não fazem parte dos objetivos da unidade. Por isso mesmo, é importante que seja realizado, diariamente, atividades e jogos devidamente adequados às limitações de cada indivíduo. Estas atividades devem, acima de tudo, proporcionar novas descobertas e ensinamentos, momentos de alegria e descontração onde as capacidades e competências de cada um são tidas em conta.

No entanto, estas mesmas atividades não devem de ser impostas ou apresentadas como uma obrigação, caso contrário a pessoa poderá recusar-se a participar apenas por uma questão de insegurança e medo de ver alterada uma rotina que lhe é familiar e na qual se sente seguro. Pondo isto, o melhor a ser feito é dar um incentivo subtil para promover a participação e falar abertamente acerca dos jogos para que todos queiram experimentar.

Jogo da Glória

Os jogos, assim como o exercício físico e os passeios, podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades. Para além dos benefícios cerebrais, alguns jogos precisam de ser jogados com mais do que uma pessoa, estimulando assim a interação social, este é um fator importante, pois contribui para manter a saúde emocional e os relacionamentos.

Estes tipos de atividades proporcionam benefícios para a saúde física e mental dos idosos e o facto de este se manter ocupado com atividades gratificantes, também ajuda a diminuir sentimentos de solidão, melhora o humor e a motivação, facilita a adaptação a um novo estado profissional, expande a satisfação dos níveis de vida, melhora a comunicação das competências, potencia a perceção sensorial, exercita as competências cognitivas, aumenta os níveis de autoestima e melhora a manutenção de hábitos saudáveis.

animadores-socioculturais-idosos

 

No Hospital FOCO saúde, os utentes têm a oportunidade de, nos seus tempos livres, optarem por realizar alguns jogos de mesa como o Dominó, o UNO, Cartas ou então lerem o jornal do dia, disponibilizado pela unidade. Sem nos esquecermos que todas as atividades são realizadas com música, fazendo com que o ambiente fique mais tranquilo e solto.

Hoje conseguimos ver os utentes a participar neste grande jogo, Jogo da Glória versão XXL, que marcou a infância de inúmeros portugueses, baseado em sorte/azar do jogador com os dados, podendo levá-los a recuar ou a progredir em direção à glória. Possuindo regras simples, os jogadores lançam o dado e a Equipa de Animação Sociocultural faz uma questão básica, como por exemplo "De que cor é o casaco que está a usar?", caso o utente não saiba responder, as colaboradoras dão sempre uma ajuda facilitando a pergunta ou dando pistas para chegarem à resposta correta, depois de acertarem avançam o número de casas que saiu no dado. No final da atividade os participantes são alinhados e celebram a vitória ao som de uma música. 

atividades-animação-sociocultural   
 
Para saber mais sobre o Hospital FOCO saúde visite o nosso site oficial e siga as nossas redes sociais – Instagram e Facebook – onde partilhamos o dia-a-dia dos nossos utentes.